Taças: do sucesso das doces ao êxito das salgadas

Produtos, que têm a criatividade como ponto de partida, são pedidos por clientes de norte a sul do País

Taças: do sucesso das doces ao êxito das salgadas
“As taças salgadas foram lançadas a pedidos dos nossos clientes, após as mais de 30 taças doces criadas por mim”, diz Jaque Alves, do Frida Bistro

A criatividade no mundo do food service não tem limite. Falar sobre alimentação é mergulhar em uma riqueza gastronômica sem fim. Desde os primórdios dos tempos até os dias atuais, a humanidade sempre teve a necessidade básica de se alimentar. Ao longo da história foram surgindo ideias e aperfeiçoamentos na forma de se alimentar. Com isso, a gastronomia do passado foi ganhando um formato que é utilizado até hoje em todo o mundo. Muito do que se aprendeu antes continua atualmente. A culinária criativa de diversos países se tornou referência mundial, como a do Brasil, China, França, Japão, Estados Unidos, entre outras. Ser criativo na cozinha na criação de pratos é o tema desta matéria.
Um dos pratos relativamente mais recentes que ganharam destaque e o paladar dos consumidores no Brasil foram as denominadas taças doces.
Essas taças doces nada mais são que grandes taças de vidro, como as tradicionais de sorvete tipo sundae e milk-shake, só que em tamanhos maiores, lambuzadas por fora e por dentro de caldas, chocolates e todo tipo de doces e guloseimas possíveis. Para se comer de colher, a evidência dessas taças está na parte exterior do vidro que forma uma aparência quase que artística pela beleza que lhe é peculiar.
Porém, a inovação não para por aí. Após esse sucesso das taças doces, a versão salgada também ganha espaço nesses estabelecimentos que investiram nesse tipo de cardápio. A ideia é a mesma só que, dessa vez, são os ingredientes salgados que tomam conta de toda a taça.
Diversos tipos de queijos cremosos ornamentam o vidro harmonizando com salgadinhos, nachos, bacon, calabresa, frango, cebolas empanadas e caramelizadas, e o que mais a criatividade e o gosto do cliente mandar. A partir daí nasceu mais um tipo de prato que vem conquistando e surpreendendo diversos consumidores ao redor do país.
Acreditando nisso, o Frida Bistro investiu nas taças salgadas como grande aposta do seu cardápio, depois do sucesso que teve das taças doces.
“As taças salgadas foram lançadas a pedidos dos nossos clientes, após as mais de 30 taças doces criadas por mim. A diferença desse tipo de prato é a apresentação inovadora que causa impacto e surpresa no cliente”, apresenta Jaque Alves Fernandes de Souza, sócia e chef pâtisserie do Frida.
E tem para todo tipo de gosto. “Temos a taça mexicana, que é composta pelos clássicos mexicanos, como o sour cream, guacamole e chilli. Trabalhamos com uma gastronomia contemporânea internacional, com pratos à la carte, onde a confeitaria se destaca com sobremesas de encher os olhos e o paladar”, salienta a chef.
No Frida não há perfil específico de público para degustar essas taças salgadas. “Buscamos oferecer o melhor custo-benefício para todos os públicos”.
Para Jaque, é indubitável valer a experiência do cliente presenciar um prato com uma apresentação inovadora e diferente – com uma excelente qualidade dos produtos presentes.
“Além disso, os fatores equacionais do custo-benefício são atraentes para os amantes da gastronomia”, complementa.
Apaixonada por confeitaria desde criança, Jaque largou a carreira na área da saúde, onde atuou por 10 anos, para realizar o sonho de ter um bistrô. O Cereja Flor Café Bistrô, primeiro empreendimento do setor da chef, se tornou um sucesso com os pratos e sobremesas icônicas, criados por ela mesma, atraindo muitos clientes e famosos, além de render a participação em inúmeros programas de TV em canais abertos, sendo destaque em matérias de revistas, jornais e sites.
Após quase seis anos à frente do Cereja Flor, Jaque partiu para um novo projeto, o Frida Bistro, que fica no bairro Anália Franco, na capital paulista.

Empreendedorismo

Taças: do sucesso das doces ao êxito das salgadas
Apaixonada por confeitaria desde criança, Jaque Alves largou a carreira na área da saúde, onde atuou por 10 anos, para realizar o sonho de ter um bistrô

Para os empreendedores e os que pensam em investir nesse negócio das taças doces e salgadas, normalmente servidas por bistrôs, cafés e lanchonetes em geral, a empresa Sua Franquia, com foco na captação de investidores interessados em abrir uma franquia, orienta como abrir uma lanchonete e estabelecimentos similares para ter um bom e sólido andamento do negócio conhecendo a fundo o mercado alimentício brasileiro.
Como explica a empresa, o crescimento do negócio depende de planejamento adequado e monitoramento constante, já que a concorrência é ampla. Portanto, o certo é ter um plano de negócios como se mostra a seguir.

Ponto ideal

Saber escolher o endereço da lanchonete é fundamental para obter bons resultados. É preciso estudar a região, conhecer o perfil de pessoas que podem formar a clientela e verificar se o ponto tem fácil acesso e se tem espaço adequado para recebimento de mercadorias e funcionamento da cozinha.

Público-alvo

Lanchonetes têm a vantagem de conseguir atender a um vasto perfil de clientes. Se houver a necessidade ou o interesse de focar em um público específico, essa informação deve ser bem clara e definida para que o objetivo seja alcançado.

Cardápio

A escolha do cardápio deve ir ao encontro do perfil de clientela que se espera atingir. Os lanches devem ser preparados com itens de qualidade, já que são o principal produto da lanchonete. A identidade do negócio e o tempo de preparo dos lanches também devem ser considerados na escolha do cardápio.

Treinamento

Depois de montar a equipe de funcionários, vale a pena preparar um treinamento para que o atendimento aos clientes seja padronizado, atencioso e ágil, afinal, todo mundo quer ser bem atendido. Essa é uma das melhores ferramentas de fidelização. Além disso, o treinamento ajuda a diminuir as chances de erros, como entregar o lanche que o cliente não pediu.

Limpeza

No ramo da alimentação, os cuidados com a higiene devem ser redobrados. A cozinha precisa de mais atenção ainda, seja com equipamentos, seja com os funcionários que farão a manipulação dos alimentos. Os banheiros para uso dos clientes não podem ser esquecidos e devem receber limpeza constante.

Franchising

O segmento food service vem crescendo de forma consistente, à taxa média de 14,7% ao ano, segundo dados da Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação).
As franquias são uma boa opção para quem pensa em abrir um negócio, como uma lanchonete. Nesse sistema, o franqueador fornece ao franqueado o direito de comercialização de seus produtos e serviços, além de repassar seu conhecimento na área e auxiliar na abertura e no gerenciamento do negócio.

FRIDA BISTRO
Instagram: @criacoesdachefjaquealves
SUA FRANQUIA
http://www.suafranquia.com
ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos)
http://www.abia.org.br

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Publicado por Gabriel Costa Souza

Olá! Meu nome é Gabriel Costa Souza e sou de Sete Lagoas, Minas Gerais. Com mais de 30 anos de experiência profissional no mercado de alimentação fora do lar, atualmente trabalho como gerente de um restaurante à la carte. Sendo um fiel adepto à internet, estou sempre atento às novidades da tecnologia, principalmente se relacionadas ao cenário de food service. Dessa forma, meu objetivo tem sido, não apenas estudar soluções que possam auxiliar as minhas rotinas diárias de gestão, como também implementá-las no ambiente de trabalho. Hoje, o meu foco é oferecer um atendimento diferenciado aos clientes, com mais rapidez e qualidade, além de capacitar a equipe de profissionais que trabalha comigo, mantendo a lucratividade do restaurante sempre em crescimento.

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